Várias categorias de trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais de João Pessoa deverão ir às ruas na próxima quinta-feira (11). O ato intitulado de 'Paralisação Nacional' deverá suspender as atividades de vários órgãos e estabelecimentos participantes. A manifestação acontecerá no centro da cidade, e vai reunir oito centrais sindicais: CSP/Conlutas, Força Sindical, CUT, CTB, UGT, NCST, CGTB e CSB.
Na pauta de reivindicações estão a redução do preço dos transportes coletivos, o direito do passe livre, os apelos a maiores investimentos na saúde e educação pública, o fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias, a reforma agrária, a redução da jornada de trabalho, o fim dos leilões das reservas de petróleo e a oposição o PL 4330, da terceirização.
Participarão profissionais da construção civil, têxtil, professores, ferroviários, portuários, limpeza, motoristas, bancários e outros. Cada entidade irá adotar uma medida de funcionamento particular, entretanto nenhuma, com exceção da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), terá a paralisação estendida por mais dias.
Trajeto
A manifestação contará com pelo menos três pontos de concentração. Os movimentos ligados aos Direitos Humanos irão se reunir na Praça Rio Branco, o estudantil, em frente ao Colégio Lyceu Paraibano e o sindical no Parque Solon de Lucena, todos no centro da cidade.
Às 14h todos os manifestantes deverão se encontrar em frente ao Colégio Lyceu, de onde vão seguir rumo ao Viaduto Miguel Couto, com parada no Terminal Rodoviário, para lutar contra a privatização do mesmo. O protesto deve terminar na Praça dos Três Poderes.
Em Greve
Nesta quarta-feira (10), os trabalhadores da Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), deverão entrar em greve por tempo indeterminado. A suspensão deverá chamar a atenção para as cobranças feitas desde o mês de março.
Eles pedem o reajuste salarial de 9%, com base na evolução do INPC, acrescido de um ganho real de quase 2% que não incidiu nos contracheques da categoria, em 2012. Na sexta-feira (12) uma nova reunião deverá ser realizada na delegacia do trabalho, para concluir a atual situação.
0 comentários:
Postar um comentário